GESTÃO DA PRODUÇÃO


A manutenção tem papel estratégico nas operações de qualquer empresa. Uma má gestão da manutenção traz perdas de produtividade, eficiência, tempo e dinheiro à empresa. Manutenção é correção, conserto, de preferência de forma a não parar o processo produtivo.

Uma correta e eficiente Gestão da Manutenção ocasiona:

I - Aumento da segurança: equipamento em boas condições de operação significa segurança para o operador e operação em si;

II - Melhoria da qualidade: quanto menores as paradas para manutenção, maior será a disponibilidade do equipamento e sua taxa de utilização;

III - Aumento da confiabilidade: equipamentos de acordo com as especificações técnicas ajudam a garantir produtos com maior qualidade;

IV - Redução de custos: evita paradas não programadas, que ocasionam desperdício de tempo de equipamento e de mão-de-obra.

É correto o que se afirma em:


I, II


I, II, III


II, III, IV


I, IV


III, IV

No momento em que o gestor define o layout de uma operação, é fundamental que ele avalie as vantagens e desvantagens de cada opção. Nesse contexto, o layout de posição fixa apresenta como vantagem:


flexibilidade grande de produtos e serviços. 


flexibilidade restrita de produtos e serviços. 


custo unitário muito baixo. 


baixa variedade de tarefas para os funcionários. 


custo unitário muito alto. 

O projeto de produtos e serviços e o projeto dos processos que os produzem devem ser interrelacionados. Os tipos de processos dependem do volume-variedade, tanto para os processos de manufatura quanto os de serviços. A dimensão volume corresponde à quantidade de saída do processo de transformação enquanto a dimensão variedade corresponde à flexibilidade de saída do processo de transformação Os tipos de processos determinam o projeto e a abordagem geral para gerenciar suas atividades. 

A partir do texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O processo de jobbing é adequado  para produção de bens em baixo volume e alta variedade.

II. O processo de produção em massa é adequado para  produção de bens em alto volume e alta variedade.

III. O processo em lote é adequado para a produção de bens em alto volume e baixa variedade.

É correto o que se afirma em: 


I, apenas.


I, II e III. 


I e III, apenas. 


II e III, apenas.


III, apenas.

Uma das decisões mais importantes na hora de projetar a produção é a escolha do sistema que será usado. Dentre os tipos de sistemas de produção está a Produção contínua, que tem como característica principal:


a produção desordenada e o volume de produção elevado. 


a produção discreta e o volume de produção reduzido. 


a produção em fluxo e o volume de produção elevado. 


a produção em fluxo e o volume de produção reduzido. 


a produção discreta e o volume de produção elevado. 

Os produtos são compostos de materiais necessários a sua composição final. Um item importante a essa composição, e que em algumas empresas não tem o devido cuidado, é a embalagem do produto. A embalagem não tem somente a finalidade de guardar o produto. Existem três funções essenciais das embalagens, a saber:

I – Funções técnicas: preocupação com a movimentação e transporte do produto, com intuito de facilitar o manuseio, o transporte em si, o empilhamento e/ou a estocagem do mesmo;

II – Funções logísticas: guardar e proteger o produto contra intempéries, avarias, acidentes, principalmente quando o produto é exposto a ambientes diferentes;

III – Funções de comunicação: aqui o foco é no marketing, ou merchandising, cuidando para que o produto fique bem apresentável, atraente, diferenciando-o dos seus concorrentes, despertando o interesse pela compra nos consumidores, sendo inclusive fator de decisão de escolha por parte do consumidor em alguns casos.

É correto o que se afirma em:


I, apenas


I, II, III


I, III


II, III


III, apenas

As formas de inovação podem ser classificadas em dois modos: classificações do objeto focal da inovação e classificações dos impactos da inovação.

Com relação a classificação do objeto focal da inovação, ela pode ser divida em três, a saber:

I – Inovação de produto: abrange mudanças na propriedade do produto, alterando o modo como os clientes percebem o produto;

II – Inovação de processo: diz respeito as modificações num processo do produto ou serviço, mas não causa obrigatoriamente alterações no produto/serviço;

III – Inovação de modelo de negócio: modificações na maneira como o produto/serviço é apresentado ao mercado, não causando modificações no produto ou processo.

Posto isto, e de posse dos conceitos abordados no livro recomendado, assinale a alternativa a seguir que traz corretamente, nesta ordem, um exemplo de inovação de produto, um de processo e um de modelo de negócio.


Aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição – automóvel movido a energia elétrica – automóvel produzido com ajuda de robôs.


Automóvel movido a energia elétrica – automóvel produzido com ajuda de robôs – aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição.


Aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição – automóvel produzido com ajuda de robôs – automóvel movido a energia elétrica.


Automóvel movido a energia elétrica – aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição – automóvel produzido com ajuda de robôs.


Automóvel produzido com ajuda de robôs – aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição – automóvel movido a energia elétrica.

O Lean Manufacturing trabalha sob o prisma de reduzir ou eliminar os sete principais desperdícios nos processos. Os sete desperdícios são:

I – Transporte: desperdício relativo a transportar produtos e materiais por distancias desnecessariamente (transporte não agrega valor);

II – Estoque: estoque é dinheiro parado, e deixar produto acabado ou semiacabado parado é desperdiçar dinheiro;

III – Movimentação: funcionário não foi contratado para ficar andando pela empresa para buscar ferramentas, materiais, ou qualquer coisa que seja, pois ele agrega valor quando está na estação de trabalho, não andando;

IV – Espera: toda espera significa perca de tempo, a não ser que a espera seja do processo, por exemplo quando o produto fica parado no tanque por 3 dias aguardando uma certa reação química. Mas se ocorre reação química significa que o produto está sendo processado, logo, agregando valor. Espera é todo tempo perdido por homem ou máquina por falha de planejamento e disponibilidade de materiais, máquinas e homens;

V – Superprocessamento: desperdício relativo a execução de funções nos produtos as quais não agregam valor;

VI – Superprodução: produzir acima da demanda, gerando estoques;

VII – Defeitos: produzir produtos ou serviços com má qualidade.

É correto o que se afirma em:


I, III, IV, VI, VII


I, II, III, IV, V, VI, VII


II, III, V, VI, VII


IV, V, VI, VII


III, IV, V, VI, VII

A transformação da linha de produção departamental em célula de manufatura gera grandes benefícios, como economia de movimentos e de tempo. Mas para que a manufatura celular dê certo, é preciso que alguns fatores sejam seguidos, tais como:

I – Tecnologia de grupo: a equipe deve ter objetivos comuns, sendo o operador o responsável pela qualidade do que ele produz. Quando TODOS tiverem envolvidos e comprometidos com o sucesso da empresa o Lean será implantado;

II – Equipamento: o equipamento precisa estar apto a operar por períodos programados sem paradas não planejadas, sem interrupções e gerando produtos com qualidade esperada;

III – Qualidade: foco na redução drástica de itens não-conformes produzidos, pois se busca a qualidade almejada pelo cliente como item primordial para o sucesso da empresa;

IV – Participação e envolvimento: é a adoção do conceito de família de produtos, onde se agrupa peças com base na similaridade de forma, tamanho, processo de fabricação, etc.

Com base no exposto, analise o texto acima e responda: é correto o que se afirma em:


II, III, IV


I, II


I, III, IV


II, III


II, IV

Takt time é o tempo médio de saída entre duas unidades de uma dada linha, ou o ritmo de produção de uma peça para atender à demanda. O takt time é calculado dividindo o tempo de trabalho disponível pela demanda do mercado.

Um gestor foi contratado para gerir a planta fabril de uma fabricante de panelas e utensílios domésticos de alumínio. O diretor o encarregou primeiramente de desenvolver e implantar o programa Lean Manufacturing na empresa. Por isso, o novo gestor decidiu calcular o takt time do processo de panelas de pressão. Ele observou que a empresa trabalha 480 minutos/dia, e para os 20 dias úteis do mês ele tem uma demanda média de 19200 peças.

Analise a situação-problema e assinale a alternativa que traz corretamente o takt time (tempo takt, TT) deste processo em questão.


15 segundos


5 segundos


30 segundos


1,5 segundos


60 segundos

O MRP tem uma lógica que parte da previsão de demanda (futuro) e depois vem "explodindo" as necessidades de componentes nível a nível, considerando a quantidade necessária, os níveis de estoque e o lead time para a produção ou a obtenção do estoque incremental. Por isso a lógica do MRP é chamada de:


programação enxuta. 


programação independente. 


programação indireta. 


programação para trás. 


programação para frente.